Da Criação


O Livro dos Espíritos (Allan Kardec): Questões 37 a 59

Sugestões 3 - 6 anos

AULA 10 – PROCESSO DA CRIAÇÃO


Objetivo: Apresentar no próprio mundo da Criança como os Elementos São Criados. Para os maiores, responder as seguintes perguntas: Como Deus criou o Universo? O Universo é só a Terra ou abrange outros mundos? De que forma eram as coisas no começo de tudo?

Atividades:

1) Adivinhar elementos (Água - A água que bebemos vem do rio; Leite - O leite vem da vaca e etc...). De onde vem e qual a importância.


AULA 11 – COLABORAÇÃO COM DEUS NA CRIAÇÃO

Objetivo: Demonstrar que Deus não para de criar e nós, que somos espíritos, criamos junto com ele.

Atividades:

1) Desenho de itens da natureza com lápis cera e anilina. Pedir para que desenhem qualquer coisa para Deus.



AULA 12 – DIVERSIDADE DA CRIAÇÃO

Objetivo: Aprimorar o conceito da criação. Responder a pergunta: “Como começou a espécie humana e donde provêm as diferenças físicas e morais que distinguem as pessoas?”


Atividades:

1) Faça com eles dobradura bem fáceis de elementos da natureza (peixe, aves). Precisarão de ajuda, mas façam de forma que sintam que estão participando, não importa se a dobradura não fique correta segundo a sua percepção, nossa imaginação vai além. Responder a pergunta: Qual a diferença entre os animais e as plantinhas e as pedras?



AULA 13 – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS: A TERRA É A NOSSA CASA

Objetivo: Demonstrar que o Universo é muito grande e que os outros planetas são habitados. Deus não cria nada em vão. E como as características dos outros planetas são diferentes, os povos que os habitam também são. Todos os “mundos” servem para que os espíritos possam evoluir – diferentes condições morais. Tratar sobre a necessidade de Conservação do Mundo.

Atividades:

1) Levar bolas de borracha ou isopor pintadas de azul (mar). As crianças colarão detalhes em marrom (terra) e verde (matas).Trabalhar com sucata: Potinhos de danone, tampinhas de garrafa, palitos de sorvete, retalhos de tecido, sobras de papel, clipes, caixinhas de fósforo, caixas de remédios, etc.. Construa o Planeta Terra. Fala da necessidade de cuidar da nossa “casa” (o Planeta Terra).



Sugestões 7 - 11 anos




AULA 10 – PROCESSO DA CRIAÇÃO


Objetivo: Apresentar no próprio mundo da Criança como os Elementos São Criados. Para os maiores, responder as seguintes perguntas: Como Deus criou o Universo? O Universo é só a Terra ou abrange outros mundos? De que forma eram as coisas no começo de tudo?

Atividades:

1) Utilizar argila em pó e compará-la com poeira cósmica. Dizer para as crianças que agora elas são espíritos muito evoluídos que ajudarão Jesus a criar o Sistema Solar. Molhar a argila e ir moldando os Sol e os Planetas e depois os seres vivos até o homem. Ref: Livro Prática Pedagógica na Evangelização Volume1: Sugestão de Atividades CRIAÇAO 7 A 12 anos, ATIVIDADE 1 e 2.


AULA 11 – COLABORAÇÃO COM DEUS NA CRIAÇÃO

Objetivo: Demonstrar que Deus não para de criar e nós, que somos espíritos, criamos junto com ele.

Atividades:

1) Apresentar o teatro de fantoches. Ref: Livro Prática Pedagógica na Evangelização Volume1: Sugestão de Atividades CRIAÇÃO 7 A 12 anos, ATIVIDADE 4. Mostrar como as criações divinas são diferentes, mas complementares. E nós, como podemos criar um mundo melhor? Cuidados com o planeta e com o próximo. Prática da Caridade. Fazer um Cartaz com colagens sobre a criação e com “dicas” para tornar o mundo melhor.



AULA 12 – DIVERSIDADE DA CRIAÇÃO

Objetivo: Aprimorar o conceito da criação. Responder a pergunta: “Como começou a espécie humana e donde provêm as diferenças físicas e morais que distinguem as pessoas?”


Atividades:

1) Realizar atividade de pesquisa e montar um grande painel sobre a diversidade das raças humanas. Ref: Livro Prática Pedagógica na Evangelização Volume1: Sugestão de Atividades CRIAÇÃO 7 A 12 anos, ATIVIDADE 6. Frisar que as diferenças são necessárias para a nossa evolução.



AULA 13 – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS: A TERRA É A NOSSA CASA

Objetivo: Demonstrar que o Universo é muito grande e que os outros planetas são habitados. Deus não cria nada em vão. E como as características dos outros planetas são diferentes, os povos que os habitam também são. Todos os “mundos” servem para que os espíritos possam evoluir – diferentes condições morais. Tratar sobre a necessidade de Conservação do Mundo.

Atividades:

1) Será que só há vida em nosso planeta? Levar filmes ou fotos do universo. Explorar as
características do sistema solar e imaginar como serão os povos de cada um dos planetas.

Sugestões 12 - 16 anos



AULA 10 – PROCESSO DA CRIAÇÃO


Objetivo: Apresentar no próprio mundo da Criança como os Elementos São Criados. Para os maiores, responder as seguintes perguntas: Como Deus criou o Universo? O Universo é só a Terra ou abrange outros mundos? De que forma eram as coisas no começo de tudo?

Atividades:

1) Passar vídeo sobre o início do Universo, segundo os cientistas (Big Ben) e lembrar que Deus é eterno, ou seja, existia mesmo antes de tudo que está sendo mostrado no vídeo. Discutir a questão e comparar a teoria do Big Ben com o que diz o Espiritismo.


AULA 11 – COLABORAÇÃO COM DEUS NA CRIAÇÃO

Objetivo: Demonstrar que Deus não para de criar e nós, que somos espíritos, criamos junto com ele.

Atividades:

1) Como podemos criar um mundo melhor? Sugestão: Trabalhar a música “Além das Janelas”
Marielza Tiscate.



AULA 12 – DIVERSIDADE DA CRIAÇÃO

Objetivo: Aprimorar o conceito da criação. Responder a pergunta: “Como começou a espécie humana e donde provêm as diferenças físicas e morais que distinguem as pessoas?”


Atividades:

1) Levar a linha de evolução das espécies, incluindo o homem ou mostrar vídeo sobre a evolução das espécies. Realizar atividade de pesquisa nas obras da Doutrina. O que o espiritismo traz de informação sobre este tema? Utilizar os textos de referência do Livro Prática Pedagógica na Evangelização Volume1: Sugestão de Atividades CRIAÇÃO 13 anos em diante, ATIVIDADE 1.



AULA 13 – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS: A TERRA É A NOSSA CASA

Objetivo: Demonstrar que o Universo é muito grande e que os outros planetas são habitados. Deus não cria nada em vão. E como as características dos outros planetas são diferentes, os povos que os habitam também são. Todos os “mundos” servem para que os espíritos possam evoluir – diferentes condições morais. Tratar sobre a necessidade de Conservação do Mundo.

Atividades:

1) Explorar a imensidão do Universo com o filme Potencia de 10. Utilizar o poema “ Memórias de Um Exilado de Capela” para tratar da diferença entre os povos de diversos planetas. Extrair do livro “Cartas de uma morta” – Chico Xavier o trecho que Maria João de Deus fala sobre Júpiter.


Todas as idades


AULA 14 – FALAR DE JESUS

Objetivo: Contar histórias de Jesus que despertem nas crianças e jovens a responsabilidade pela co-criação do planeta.


Para todas as idades, contar uma parábola e dramatizar. Sugestão: Parábola dos Talentos.

A diferença na aplicação por idade será a forma de contar e explorar a parábola. Aos mais novos, levem os personagens em desenhos, mostre a figura de Jesus. Aos mais velhos, leia a parábola da Bíblia, faça os sentir as palavras de Jesus, peça que participem e que digam o que entenderam. Explore o tema com as Obras Básicas e demais livros da Doutrina Espírita.

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