Atividades
Montar uma maquete de uma cidade com as crianças em papel cartolina. Na cartolina deverão ser desenhadas as ruas. Levar as figuras já recortadas, coloridas e coladas em papel cartão ou isopor.Ir mostrando as figuras e perguntar/explicar o que cada um significa. Levar figuras de árvores, casas, prédios, hospital, escola, bombeiro, semáforo,guarda de trânsito, mercado, pessoas, etc.As crianças podem colar as figuras na maquete.Ao final, as crianças colorem a maquete com giz de cera.
Contar a história da semente de mostarda, que vira uma arvore enorme, utilizando figuras, fantoches,etc para dramatizar a história. Levar diversas sementes para as crianças conhecerem e manusearem (cuidado para não colocarem na boca).Atividade: plantar com as crianças uma semente de feijão num copinho de café.
O Grão de Mostarda |
Nossa história aconteceu há muito tempo atrás,na época que Jesus esteve entre nós contando histórias. |
Joaquim comprou um saco com muitas sementes para plantar muitas árvores frutíferas. |
Entre as sementes estava um pequeno grão de mostarda,que veio por engano entre as outras.Por ser muito pequenina,não foi percebida pelo homem. |
As outras sementes,quando viram aquela coisinha miúda, começaram rir e a zombar. |
-Olha a nanica!- gritou uma semente de laranja. |
-É uma semente ou uma formiga? – perguntou a semente de pêssego, só de gozação. |
A zombaria continuou dentro do saco e o grão de mostarda foi ficando cada vez mais tristinho… |
Foi então que todos ouviram uma voz muito bonita. |
Olharam para fora e viram um belo moço que falava para muitas pessoas: |
“O Reino dos Céus* é como um grão de mostarda que um homen plantou na terra. |
Apesar de ser a menor de todas as sementes,a plantinha vai crescendo… |
Depois, torna-se uma grande planta com muitos ramos e as avezinhas do céu vêm morar neles” |
-Quem está contando essa história? – perguntou feliz o grãozinho de mostarda encolhido num cantinho. |
-É Jesus! Ele é uma pessoa muito especial!- respondeu uma das sementes. |
E logo todas pararam de rir. |
O grão de mostarda soube, então, que Jesus ensinava muitas coisas importantes como o amor, o respeito aos pais, o bem… |
As histórias de Jesus eram como se fossem sementinhas de luz no coração de todos que ouviam. A sementinha de luz brilhava muito forte sempre que as pessoas faziam coisas boas. |
O tempo passou. A sementinha de mostarda cresceu… cresceu….botou muitos ramos…virou uma árvore. E fez tudo aquilo que Jesus contou na história:os passarinhos e pequenos animais se abrigavam debaixo da sua sombra. |
Em gratidão à bondade do pé de mostarda, eles contavam para ele as histórias que ouviam de Jesus. |
*Explicar para a criança que é o reino do bem, onde todos vivem felizes. |
Sugestões 3 - 5 anos
Atividades
- Passar o video "http://www.youtube.com/watch?v=arGBaDcO9T4" - Metamorfose da borboleta Cocoricó.
- Conversar com eles sobre a o casulo que é destruído para a borboleta nascer.
- Com ajuda, cada um vai desenhar uma borboleta e fazer o casulo. O casulo é com papel crepon: recortar um quadrado e enrolar em uma das pontas; Coloca-se um barbante colado na borboleta. Enrola a borboleta e coloca dentro do casulo. A borboleta nasce quando puxamos o barbante.
- Ler a história "A missão das ovelhinhas". Focar na ação em que a ovelha fica sem seu pelo para auxílio do homem. Há uma "destruição" do seu corpo por um tempo (porque o pelo cresce de novo) para se tranformar em agasalho para o homem. Se possível, levar um novelo de lã e um cachecol ou casaco; o cachecol vai demonstrar melhor a relação da lã com o agasalho.
- Pedir para que eles façam um agasalho a partir da lã das ovelhas (algodão) em um boneco de garrafa pet pequena. Deixar que cada um faça o casaco e boneco como quiser. Disponibilizar algodão, papel celofane, tinta, papel sulfite, envelopes, revistas, cola, tesoura, cola colorida e etc...
- Dançar com eles as músicas já conhecidas.
- Conversar com eles sobre a o casulo que é destruído para a borboleta nascer.
- Com ajuda, cada um vai desenhar uma borboleta e fazer o casulo. O casulo é com papel crepon: recortar um quadrado e enrolar em uma das pontas; Coloca-se um barbante colado na borboleta. Enrola a borboleta e coloca dentro do casulo. A borboleta nasce quando puxamos o barbante.
- Ler a história "A missão das ovelhinhas". Focar na ação em que a ovelha fica sem seu pelo para auxílio do homem. Há uma "destruição" do seu corpo por um tempo (porque o pelo cresce de novo) para se tranformar em agasalho para o homem. Se possível, levar um novelo de lã e um cachecol ou casaco; o cachecol vai demonstrar melhor a relação da lã com o agasalho.
- Pedir para que eles façam um agasalho a partir da lã das ovelhas (algodão) em um boneco de garrafa pet pequena. Deixar que cada um faça o casaco e boneco como quiser. Disponibilizar algodão, papel celofane, tinta, papel sulfite, envelopes, revistas, cola, tesoura, cola colorida e etc...
- Dançar com eles as músicas já conhecidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário