Lei da Conservação

Sugestões 0 - 3 anos

Atividades:

1) Levar uma figura de um menino sem algumas partes do corpo: olhos, nariz, boca, ouvido, pés e mãos. Colar a figura numa cartolina branca. Perguntar a cada criança qual a diferença do menino para eles. Ir completando o boneco com as partes faltantes e a cada parte completada explicar para que cada uma serve. Levar objetos que demonstrem a função de cada parte, por exemplo: uma flor para cheirarem, uma boa musica para ouvirem, algo para tocarem e/ou apertarem, algo para comerem, etc. Ao final, todos colorem o cartaz com giz de cera. Colocar uma musica e com as crianças em roda fazer gestos para que elas a imitem. Ensinar a música "Com as mãos eu faço".

2) Levar um boneco e ensinar as crianças a darem banho nele .Levar uma sacola com diversos objetos de higiene pessoal: toalha, sabonete, escova de dentes, pasta de dentes, cotonetes, cortador de unha, pente, etc. Colocar o boneco dentro de uma banheira e aos poucos ir retirando cada item de dentro da sacola. Perguntar e explicar para as crianças para que cada um serve. Ir "dando banho" no boneco utilizando os utensílios disponíveis no saco. Pedir para que as crianças toquem os objetos, sintam o cheiro do perfume, do sabonete. Ao final, cada criança pode "ajudar" a dar banho no boneco.

3) Contar a história "Dia da Sopa", do livro Evangelização Infanto-Juvenil (0 a 3 anos) - Editora Aliança.A história fala dos cuidados com a saúde e conta a história de uma criança que desobedeceu a mamãe, tomou agua gelada após muito tempo exposto ao sol e acabou ficando resfriado. Sua mãe prepara uma sopa a noite para a recuperação da criança. Levar numa sacola alguns ingredientes da sopa (batata, cenoura, chuchu, macarrão, etc). Perguntar as crianças o que elas imaginam que tem dentro da sacola. Começar a contar a história, usando bonecos ou fantoches para dramatizar. Ao final, mostrar um ingrediente de cada vez e perguntar se as crianças sabem o nome deles. Ir dizendo o nome de cada um, e passá-los para as crianças pegarem e pedir para que elas (as que já falam) repitam o nome do ingrediente. Atividade: massinha para modelar livremente ou modelar os ingredientes da sopa. Dançar com as crianças a música "Pé com pé" - Palavra Cantada.

4) Contar a história "O Guarda e a Ordem", do livro Evangelização Infanto-Juvenil (0 a 3 anos) - Editora Aliança e dramatizar, utilizando fantoches.A história fala de um guarda que chega para trabalhar numa cidade chamada "ordem", mas que é toda desorganizada e suja e ele consegue convercer as pessoas a cuidar mais da cidade, cada um fazendo a sua parte.Espalhar papel amassado pelo chão e pedir para que as crianças ajudem a catar e jogar no lixo.Ao final da aula e das atividades, as crianças ajudam a guardar os brinquedos. Atividade: colorir o planeta Terra com giz de cera, cola colorida ou tinta para pintura com os dedos.


Sugestões 3 - 6 anos

Atividades:

1)


- Passar o video "Água - Desenho Animado Ambiental" - http://www.youtube.com/watch?v=hLFAbbcYePw&feature=related
http://www.caranguejo.com
- Conversar com eles sobre o que entederam do video. E como eles também podem ajudar a economizar água.
- Fazer origami de um peixinho super fácil.
http://www.google.com.br/imgres?hl=pt-PT&sa=X&biw=1024&bih=463&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=NZoI0ilvX1lKfM:&imgrefurl=http://aprendendoacompartilhar.blogspot.com/2009/08/como-surgiu-o-origami.html&docid=eGJM2NRSOMrZIM&imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgso6SCDBIDnFW_qCHxhV2bTrObvUUb3KOr1EPShpqxx89JeMPcNQdbJdwSJjgKobb_A3VVT3PYQxu3eol1gXRoIqV9O0KyXMeAEnG-vBXNCM8EJ-jIuNhWUS_XJ56Ch5q0e-NGudGhYNjt/s320/Peixe.gif&w=300&h=150&ei=yUc4UIjQOJHK9QTEqICICQ&zoom=1&iact=hc&vpx=535&vpy=120&dur=202&hovh=120&hovw=240&tx=168&ty=60&sig=115884264777633177321&page=1&tbnh=71&tbnw=141&start=0&ndsp=14&ved=1t:429,r:4,s:0,i:83



- Jogar papel picado no chão... Antes de contar a história, pedir que ajudem a arrumar a sala.
- Contar a história "A cobra que usava chinelo"
- Mostrar a importância de preservar o meio ambiente. Deixar o planeta limpo é importante para todos os habitantes do planeta (homens e animais).
- Montar uma maquete de um planeta limpo.



- Danças as músicas "Pé Com Pé", "Estica Dobra" e "Eco" (se der ...) do CD "Pé Com Pé" do Palavra Cantada. Pedir que os evangelizandos imitem os movimentos.
- Falar rapidamente da importância do corpo e da sua principal função: MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO - explicar que  o corpo faz o espírito, ver, ouvir, sentir quando estamos encarnados. E devemos cuidar muito bem do nosso corpo.
- Pedir que cada um deite em um papel pardo, individualmente. Faremos o contorno de seus corpos. Depois vção sair e brincar com o corpo, cuidando dele. Escovar os dentes, tomar banho e colocar uma roupa; pedir para cada um desenhar.
- amarrar os pés e pedir para andar, um de cada vez. Mostrar como é dificil... e como nosso corpo é importante.
 

Sugestões 7 - 8 anos

Atividades:

1)
CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Dividir a sala em duas turmas, uma será elementos da Natureza com a figura na mão, como ele se sentirá se alguém tentar destrí-lo ( árvore/animal/água/praia/rua...) e a outra turma serão os proptetores da mesma e deverão apresentar motivos para preservação.
Todos participarão e os papéis serão invertidos.

Falar sobre o equilíbrio do planeta como um todo.


2)Confecção de amimais com batatas link:  http://evangelizacao-infantil.blogspot.com.br/2010/12/dinamicas_15.html
Objetivos Específicos: Desenvolver a criatividade, imaginação, memória e coordenação motora fina.
Material: Batatas pequenas e médias, palitos de dente e palitos de fósforo, hidrocor (canetinhas), tesouras, papéis e/ou jornais.
Como Fazer: Os animais serão montados com as batatas fixadas com os palitos de dentes: as pequenas para a cabeça e as médias para o corpo. Os palitos de fósforo serão utilizados para as pernas, rabo e orelha. Com as canetinhas desenhar os olhos, a boca, nariz, bigode.. Os papéis e jornais serão recortados e utilizados para o cenário em que estão os animais: uma cerca, árvore, sol e assim por diante.

3)Dinâmica para entrar no tema conforme o link: http://pingodeluz.blogspot.com.br/2008_05_01_archive.html
    com as colocações deproblemas/soluções conforme o assunto da aula.


4) Contada a hitória Salvem o Planeta!
• É importante cuidar da natureza? Por quê?
• E com relação ao nosso planeta, o que podemos fazer para preservá-lo?
• Salientar que é responsabilidade de todos preservar o planeta, amando e cuidando dos animais, plantas e meio ambiente, são obras de Deus, um presente Dele para nós, pois sem a natureza não existe vida física em nosso planeta.


5)Atividade para cada um especificar o que faz para melhorar o ambiente, conforme desenho anexo.

Um comentário:

  1. Bom dia estou lendo seu plano de aula para mim montar também uma aula para as crianças sobre o meio ambiente, peço licença para incluir suas ideias também neste projeto

    ResponderExcluir