Lei da Reprodução

Sugestões 0 - 3 anos

Atividades:

1) Contar a história "O retorno de Chuvita", aula 11 do livro Evangelização Infanto-Juvenil - Jardim C - Editora Aliança. Usar o recurso de teatro de vara, levando as figuras dos personagens impressas e coladas num canudinho ou palito de picolé ou churrasco. Levar também borrifador com água para representar a chuva e bolas de sabão para representar o vapor d'água. Atividade:Pintar e colar na sequência correta os quadrinhos que representam o ciclo da água, sugestão também da aula 11.

2) Contar a parábola sobre o nascimento de João Batista, levando figuras para ilustrar a história.Atividade:Fazer as crianças compreenderem que João Batista veio "preparar" o caminho para Jesus. Montar com as crianças um caminho feito de papel picado. Levar papéis cortados em formato de coração e perguntar/ sugerir a cada criança o que ela quer levar para o caminho para  ajudar João Batista a prepará-lo para Jesus. Cada criança passa pelo caminho com uma "virtude" escrita no papel recortado em forma de coração.


Sugestões 3 - 5 anos

Atividades:

- Contar a história do João de Barro, que constrói e reconstrói sua casa. Após a história, iniciar uma conversação, questionando e abrindo ao diálogo: – Quem ajuda em casa? Que atividade faz?
- Atividade de montagem do álbum de família através de desenhos.
FIGURAS DE AÇÕES QUE PODEMOS FAZER EM CASA: ARRUMAR OS BRINQUEDOS, GUARDAR A ROUPA, PEDIR LICENÇA, PEDIR DESCULPAS, ABRAÇAR O IRMÃO/AMIGO.
PEDIR QUE CADA UM MONTE UM ALBUM: EU AJUDO A MINHA FAMÍLIA
- FAZER UM ALBUM DE PAPEL, CADA FOLHA (METADA DE UMA A4) É UMA AÇÃO. A CRIANÇA PODE COLAR A FIGURA JÁ TRAZIDA OU DESENHAR, SE PREFERIR.

Sugestões 7 - 8 anos

Atividades:
Reprodução e Reencarnação

1) Fazer o relaxamento com alongamentos lentos e com atenção na respiração.
2)Utilizando a idèia contida no link: http://evangelizacao-infantil.blogspot.com.br/2008/12/roteiro-de-aula-tema-reencarnao.html
Exercício de reencarnação improvisado com tunel utilizando as mesinhas e com uma canga para fecha-lo e com tapetes de cores distintas para identificar o mundo espiritual do mundo físico.
3)Atividade:  Montagem do livrinho de bolso, conforme sugerido no link.

Importância da Família

1) Fazer atividade para movimentação do corpo. Com musicas clássicas para bebê (qualquer CD de música clássica do Baby Einstein), fazer com que todos se movimentem conforme indicação e ritmo da música. Cada parte do corpo, todo o corpo e depois um interagindo com o outro.
2) Pedir que cada um fale o nome de seu pai, mãe e onde mora (se possível, escrever no quadro). Simular com um voluntário a preparação para reencarnar, onde escolhemos na maioria das vezes, nossa família e local para viver com o objetivo de resgatar e evoluir.
3) Cada deve desenhar o contorno de suas mãos no papel e depois cada dedinho sendo um membro da sua família. Ao final, desenhar ou escrever o que a sua família tem de BOM. Fazer com que eles lembrem das qualidades.


Sugestões 8 - 9 anos

Atividades:
Importância da Família


1) Iniciar a aula com a prece: música "A Prece" do CD Pétalas da Inspiração - Tim e Vanessa
2) Provoc ar c uriosidade: Perguntar, para eles, o que é família, c omo eles se relac ionam c om a sua, se todos têm
família.
3) Explic ar que família não é só o que estamos ac ostumados a pensar, os laços de sangue. Família pode ser muitas
c oisas que c ostumamos não prestar atenç ão. Distribuir c oraç ões c ortados ao meio c om as definiç ões abaixo,
pedindo para que eles enc ontrem seus pares.
 - PALAVRA = FAMÍLIA DE LETRAS
 - POEMA = FAMÍLIA DE PALAVRAS
 - VOGAIS = FAMÍLIA DE LETRAS
 - CONSOANT ES = FAMÍLIA DE LETRAS
 - PAI, MÃE, FILHINHOS = FAMÍLIA POR LAÇOS DE SANGUE
 - AMIGOS QUE SE AMAM MUIT O = FAMÍLIA POR AFINIDADE, AMOR
 - PESSOAS COM O MESMO SOBRENOME = FAMÍLIA
 - MAMÍFEROS = FAMÍLIA DE ANIMAIS QUE MAMAM
 - OVÍPAROS = FAMÍLIA DE ANIMAIS QUE BOTAM OVOS
 - ESPÍRITAS = FAMÍLIA DE PESSOAS COM OS MESMOS IDEAIS

4) Explic ar: Como espíritos, temos afeiç ões que trazemos de outras vidas, que podemos c onsiderar c omo uma família com laços de amor. Para Jesus, sua família era toda a humanidade. Hoje não aprendemos que somos todos irmãos?
Pois é. Somos filhos de Deus, uma grande família!
5) Aproveitar os c oraç ões (já c ompletos, c om as definiç ões de família) e mais revistas, tesoura, c ola, lápis de c or, e fazer um mural, todos juntos, c om os diversos tipos de família. No final, c olar sobre o c artaz um papel:
“A humanidade é uma família, onde somos todos irmãos, filhos de Deus”. Explic ar que todas as famílias
demonstradas no c artaz juntas, formam uma maior.
Fonte: http://www.cvdee.org.br/evangelize/pdf/6_0877.pdf

1) Cantar a música "Colaboração" da tia Vilma com os gestos.
2) Teatralizar uma cena em que um espírito está se preparando para reencarnar. Pedir, se possível, que um deles seja o personagem. Ele escolhe o pai, a mãe, o local onde vai morar e seu corpo.
3) Entregar um papel para cada um desenhar a família que escolheu e ainda ressaltando o que ela tem de BOM. Seja na escrita ou no desenho.




Adolescência - Amor Livre

1 - Passar o video: Gravides na Adolescencia: http://www.youtube.com/watch?v=XnKFKBmhmCo
E/OU http://www.youtube.com/watch?v=nfAIYvHamgc
2 - Falar sobre os videos. Fazer com que eles emitam opinião.
3 - O que a Doutrina Espírita fala sobre esse assunto? Ler trechos do capitulo 19, Amor Livre, do livro Vida e Sexo, Emmanuel, Chico Xavier.
4 - Debater novamente sobre a questão.

Levá-los a perceber a responsabilidade que permeia a união de duas pessoas. Não tratar o sexo como objeto, e sim como intimidade máxima de um casal que por afeto realizam a relação.
Sugestões 12 - 15 anos

Atividades:
Adolescência - Maturidade e Sexo

Realizar as dinâmicas 13 e 17 do link http://www.cvdee.org.br/evangelize/pdf/2_0232.pdf
Primeira: Jogo da Aids
Segunda: Jogo das Opções (Aborto)

Jogo da Aids
Antes de começar o jogo, escolha um participante e entregue- lhe o cartão tendo atrás as letras PU, e explique que ele não deverá participar do jogo, colocando- se de lado assim que o mesmo começar. Distribua para os participantes (20 no máximo), cartões brancos, do tamanho de meia folha de papel ofício, sendo que atrás de três cartões estará a letra C, atrás de outro cartão estarão as letras PU e atrás de um terceiro cartão estará a letra A.
Os participantes terão 1 (um) minuto para colherem autógrafos dos demais em seu cartão.
Após, o coordenador pede que aquele que estiver com a letra A se apresente, informando que o mesmo está com Aids. Em seguida pede que aqueles que possuam o autógrafo dele se apresentem, pois todos estão contaminados, já que isso significa que mantiveram relação sexual com o mesmo.
Prosseguindo, pede que os que tiverem autógrafos dos colegas contaminados, também se juntem ao grupo, pois estão igualmente contaminados. Na seqüência, solicita que se
destaquem os que estiverem com a letra C, significando que usam a camisinha para se protegerem, mas como ela não é cem por cento segura, voltam ao grupo contaminado. Finalmente, aponta para o participante que sobrou, que está com as letras PU, ou seja, o que possui parceiro único, e, portanto, está livre da Aids (levando- se em consideração que seu parceiro também o tem como único). Após o término do jogo deve ser realizada ampla conversa sobre sexo seguro e parceiro único.

Jogo das Opções (Aborto)
Material: papel ofício e caneta.
Preparação: Distribua tiras de papel e canetas para cada participante. Peça que os educandos pensem em alguma situação em que o aborto esteja presente. Pode ser uma história real ou um filme, livro, novela ou música. Eles deverão descrever em poucas palavras esta situação na tira de papel, ressaltando os motivos pelos quais o aborto
foi cogitado ou realizado.
Ação: Divida os participantes em grupos de acordo com os motivos que levaram os personagens das histórias a optar pelo aborto. Cada educando deverá ler a sua história para os colegas de grupo. Aquela que representar melhor a opinião de todos será escolhida. O grupo também pode criar outra história que contemple as situações
abordadas individualmente e a decisão que julguem mais adequada para a situação.
Organize todos em semicírculo e peça que cada equipe apresente sua produção. No decorrer das apresentações, complemente as informações e estimule a discussão, pedindo que os participantes se posicionem em relação ao que concordam ou discordam em cada história.
Estimule os educandos a comentar os principais riscos que uma mulher corre durante o processo. Diante disso, questione sobre a legalização do aborto. Proponha também uma reflexão sobre os motivos que levam um casal a optar pela interrupção da gravidez. Sugira uma avaliação a respeito das consequências de um aborto em um relacionamento ou para cada um, tanto para o homem quanto para a mulher.
Avaliação: Peça para os educandos contarem como foi realizar esse trabalho.
(enviado por Verônica)

3 comentários:

  1. Gente! O Ramon deu uma ideia ótima!
    Quando forem falar de Jesus na Lei de Reprodução, utilizar a passagem de Nicodemos..

    Referência:
    O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo IV
    Ninguém poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo

    Obrigada Ramon!

    ResponderExcluir
  2. Gosto dessas aulas me ajudam muito com meus alunos

    ResponderExcluir
  3. Amei a aula para alunos de 8 e 9 anos! Vou trabalhar com eles, aproveitando a data que comemoramos o Dia dos Pais.
    Obrigada!

    ResponderExcluir