Lei de Adoração

O Livro dos Espíritos (Allan Kardec): Questões 649 A 673

Músicas? Dinâmicas? Histórias? Livros?
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Atividades 0 - 3 anos:
Montar um cartaz com as crianças com gravuras das obras divinas. Levar figuras de jornais, revistas ou internet dos elementos da Natureza, como árvore, flores, frutos, animais, etc. Em roda, em volta do papel pardo ou cartolina, cada criança cola uma gravura no papel.

Massinha para modelar para as crianças brincarem e montarem as obras divinas.

- Vida contemplativa:  Contar a história "Zazá a girafa amiga" - livro do autor Regina Timbó - Editora IDE. Levar massinha de modelar e dar um pedaço de cada cor para cada uma das crianças. Orientar para que juntas elas possam montar com a massinha um personagem da história, cada uma fazendo um pedacinho. Incentivar a troca de cores entre elas. Ensinar a música "Colaboração".
- Sacrifício: Contar a história "Tobi e suas luvas" - aula 23 do livro Evangelização Infanto-Juvenil - Maternal - Editora Aliança. A aula conta a história de um cachorrinho que perdeu suas luvas e resolve doar as roupas que não usa mais para os mais necessitados no inverno. Antes de começar a contar a história, levar objetos frios e quentes para que as crianças toquem e digam se está frio ou quente.Explicar que Jesus nos ensinou a "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com a si mesmo" e que quando ajudamos o próximo nós nos aproximamos de Deus. Atividade: levar um boneco e roupinhas para as crianças ajudarem a vestir. Pode ser usada também a figura de um boneco para as crianças colarem roupas de papel em papel cartolina. Cada criança deverá vestir ou colar uma peça de roupa.

Atividades 3 - 5 anos:

- Importância da Prece:  Ao entrarem a sala já estará arrumada, ambiente mais escuro, musica suave e um tapete no chão. Pedir para todos deitarem no chão. Fazer a prece inicial com as crianças deitadas. Colocar a música Pai Nosso. Conversar com eles, perguntar se gostaram. Mostrar como é bom e importante quando fazemos a prece em um ambiente "gostoso". Se possível, fazer uma massagem neles após a prece. Perguntar se fazem a prece...
Com fantoches e cenário, contar a história "Mesmo longe, podemos ajudar". História de uma menina que estava com o pai no hospital muito doente. Sendo criança, não podia visitá-lo. E como ajudar? (a platéia pode ajudar nessa pergunta). A menina descobre que pode ajudar, fazendo prece. Mesmo em sua casa, a prece chega até onde seu pai está. Seu pai piorou, mas mesmo assim ela não desistiu e continuou fazendo prece. Dias depois, seu pai já estava de volta em casa e a menina super feliz, pelo pai e por ter ajudado.
- Sacrifício: Contar a história "4. Prêmio ao sacrifício" do livro Alvorada Cristã, utilizando fantoches. Resumir a história e focando em cada irmão, trazendo para a linguagem deles.
Primeiro irmão: trabalha fabricando tecido. Ganhou muito dinheiro com facilidade. Dividia o dinheiro de forma justa, correta.
Segundo irmão: Estudou muito tempo, se tornou juiz (explicar). Defendeu os humildes, auxiliou os pobres, libertou prisioneiros. Era rico, feliz e correto (digno).
Terceiro irmão: era paralítico (explicar). Não era muito inteligente. Vivia na cama, pois não podia andar. Mas lembrou que podia ajudar com a prece e começou com a moça que trabalhava na sua casa. E dando continuidade orava por muitas outras pessoas.
Finalizar com os três irmãos no plano espiritual (ler na história).
Pedir que cada criança procure em revistas, imagens de pessoas fazendo o bem, fazendo coisas boas. Para as que sabem dar tesoura. Colar em um carta. As crianças que não sabem recortar, ajudar.

- Sacrifício: Levar as crianças para um jardim e mostrar o trabalho das formigas.
- Vida Contemplativa:  Contar a história: "Zazá, a girafa amiga" de Regina Timbó. Falar sobre a necessidade do trabalho em conjunto, em benefício de toda a coletividade. Colocar todos em uma roda. Dar apenas UM dedoche de animal. Pedir que a criança que recebeu o dedoche, entregue para o amigo que está ao lado. Enquanto passam de mão em mão, explicar que para montar um painel bem bonito, todos precisam ajudar. Agrupar os dedoches e expor. Entregar UMA folha de papel e UM giz de cera para cada um. A folha vai passando e cada um faz UM desenho pequeno. Ao final da roda, expor junto aos dedoches. Se der tempo, entregar uma folha para cada um, mas disponibilizar apenas um giz de CADA COR. Se alguém quiser uma cor, deve pedir para o amigo.

- Politeísmo:  Contar a história "A Borboleta Amarela" do livro Conte Mais volume 2, utilizando dedoches. Pedir que cada um desenhe as etapas de construção de um lindo jardim. Lembrando que esse jardim poderá ter cercado, flores variadas e o que mais quiserem. Pedir que cada um diga em voz alta como construiria seu jardim. Ao final, conversar com eles, mostrando que cada um faria de uma forma. Se cada um deles fosse um deus e o jardim fosse o universo, conseguiríamos criá-lo? Não, pois se todos quisessem "mandar" ninguém chegaria a um acordo. É necessário que existe alguém, algo, uma força maior, suprema que possa regir nosso universo e leis.
 Explicar que no passado, se acreditava que existiam muitos deuses (politeísmo) e que hoje sabemos que só pode existir um único Deus (monoteísmo). Não se importar com as palavras politeísmo e monoteísmo.





Atividades 5 - 6 anos:
- História sobre uma criança que orou para obter uma ajuda e foi atendida. Pedir para cada um comentar como faz a prece em casa.
- Desenho sobre o que se ora. O desenho é feito em uma nuvem de pensamento de uma criança, enquanto ela ora.


Atividades 7 - 8 anos:

- Ao entrarem a sala já estará arrumada, ambiente mais escuro, musica suave e um tapete no chão. Pedir que todos deitem no chão.
- Fazer a prece inicial com as crianças deitadas. Colocar a música Pai Nosso
- Conversar com eles, perguntar se gostaram. Mostrar como é bom e importante quando fazemos a prece em um ambiente "gostoso". Se possível, fazer uma massagem neles após a prece. Perguntar se fazem a prece ...
- Contar a história: "Mesmo longe, podemos ajudar"
- No final, cada um faz uma prece curtinha.


- Prece: Pedir que digam qual foi a prece que Jesus nos ensinou (Pai Nosso). Entregar para cada um, palavras soltas do Pai Nosso e aleatórias para que cada criança monte a sua prece em um papel. As palavras são impressas em papeis coloridos com uma gramatura maior (folha mais grossa). As crianças vão colar as palavras na folha para montar a prece que será acrescida com palavras escritas no papel. A prece no final e uma mistura de palavras do Pai Nosso com palavras deles. Vão gerar uma frase (prece) utilizando as palavrinhas.
- A Natureza como Obra de Deus: Fazer uma brincadeira de adivinhação a partir de figuras retiradas de revistas e de desenhos feitos na hora. A partir das respostas, montar um painel em que as crianças vão sugerindo o que falta para completar a paisagem. Desenhar coisas criadas por Deus. Reforçar que os elementos da natureza foram criados por Deus. Falar de Deus e da sua obra.
- Sacrifício: Fonte:  http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/perdao2.htm
Fazer uma brincadeira (técnica) para que as crianças percebam o que acontece quando guardamos mágoas, ressentimentos, quando não nos perdoamos por algo que fizemos de errado.  Levar uma pedrinha para cada criança e distribuir para todas. Começar explicando as crianças que alguém atirou uma pedra neles e cada um resolveu ficar com a pedra para devolvê-la quando a pessoa aparecer. Só que essa pedra não pode ser largada nunca. Assim, todas as atividades que eles realizarem devem estar carregando a pedra em uma das mãos. Com uma das mãos sempre segurando a pedra, realizar as seguintes atividades: Bater palmas; Fazer um círculo de mãos dadas; Fazer de conta que estão tomando banho (lembrar que a pedra não é o sabonete); Levar uma bola e solicitar que passem um para o outro, lembrando sempre que não podem largar a pedra, etc
Perguntar após cada atividade se foi fácil ou se encontraram alguma dificuldade. Também pode acontecer de a pedra cair durante alguma atividade. Mesmo que alguns digam que acharam fácil, deve ser ressaltada a dificuldade.
Após a técnica perguntar: E se guardaram a pedra para devolver a pessoa que atirou e ela nunca mais apareceu? Adiantou guardar a pedra? Solicitar que as crianças imaginem que o que eles seguraram não foi uma pedra, mas uma ofensa, uma mágoa que não foi perdoada. Será que uma mágoa, uma ofensa atrapalha a vida de quem a carrega? Sim. Será um peso, como a pedra. Machuca como a pedra, impede quem a carrega de fazer uma porção de coisas boas.

- Sacrifício:  Leitura do livro: Amizade custa Pouco. Fonte:  http://evangelizacao-infantil.blogspot.com.br/2008/09/grupo-de-fraternidade-esprita-irm_01.html.   Devemos amar o próximo e a nós mesmos. O que é se amar? O que é amar o próximo?  A quem devemos amar, ou seja, quem é o nosso próximo?  Todos sabem que amar a humanidade toda é muito difícil para nós, que ainda não somos muito evoluídos. O que fazer quanto a isso? Como gostar de uma pessoa muito diferente de nós e cheia de defeitos? Porque e para que devemos amar as pessoas?

- Escrever o nome de cada aluno em retângulos de papel e distribuir pelo grupo. Verificar se alguém tirou o próprio nome e trocar. Pedir que todos mantenham segredo sobre o nome sorteado. Explicar ao grupo que a missão de cada um é fazer uma camisa ou bandeira para oferecer ao colega cujo nome está com você. Cada um poderá criar um slogan, um desenho, uma palavra que reflita o que o colega representa. Este é um exercício de amor ao próximo através de nossas atitudes e do cuidado com o outro. Após a entrega da camisa simbólica, observar:
- como foi feito a tarefa? Com capricho ou com má vontade?
- você vestiria a camisa que você ofereceu?
- a que você recebeu combina com você?
- a mensagem ou slogan é positivo?
- como as camisas foram recebidas?
- percebemos o carinho e a valorização feita por quem nos tirou?
- representamos mais valores positivos ou negativos?
- você se sentiu a vontade da forma como foi representado?

- Vida Contempativa:  Ler a história "Glorificando o Santo Nome" do livro Pai Nosso do Chico Xavier. Indagar aos alunos: "O que você faria para 'Santificar o nome de Deus?'"  Pedir que cada um desenhe uma forma de santificar o nome de Deus, cultivando o bem e fugindo do mal. Escrever no quadro (resumo da história contada):  árvore -> fruto;  algodoeiro -> algodão; roseira -> flores; vaca -> leite; galinha -> ovos;  carneiro -> lã;  abelha -> mel;  bicho-da-seda -> seda. E você?  Pedir para que cada um desenhe uma forma de "glorificar o santo nome". Pedir que cada um desenhe um forma de fazer o Bem.
- Politeísmo:  Pedir para que trios (cada trio de vez) monte uma casa com o material entregue. Desenhar no quadro ou anotar como cada um montou.  Mostrar que cada trio vai montar de uma forma diferente. Imaginando que cada trio seriam deuses, será que a casa seria construída? Falar o que é Politeísmo  (sem se aprofundar), mostrar que é lógico concluir que temos apenas UM DEUS e somos MONOTEISTAS.

- Politeísmo:
1) Contar a história "A canção do Pai João", utilizando fantoches. Um casal, um rei e dois homens. Não comentar nada da história e já passar para a atividade. Importante cantar a canção, invente um ritmo fácil para as crianças possam cantar com você durante a contação.
2) Pedir que cada um escreva ou desenhe (para os que não sabem escrever) as etapas de construção de um lindo jardim. Lembrando que esse jardim poderá ter cercado, flores variadas e o que mais quiserem. Limitar em cinco etapas.
3) Pedir que cada um diga em voz alta como construiria seu jardim.
4) Ao final, conversar com eles, mostrando que cada um faria de uma forma. Se cada um deles fosse um deus e o jardim fosse o universo, conseguiríamos criá-lo? Não, pois se todos quisessem "mandar" ninguém chegaria a um acordo. É necessário que existe alguém, algo, uma força maior, suprema que possa regir nosso universo e leis.
5) Explicar que no passado, se acreditava que existiam muitos deuses (politeismo) e que hoje sabemos que só pode existir um único Deus (monoteismo).
6) Lembrar da história contada. Deus tudo sabe, é justo e nos ama profundamente.

Atividades 8 - 9 anos:
1) Escrever no quadro "Como agradar a Deus? Ajude o seu irmão (amigo) e estará agradando a Deus".
2) Pedir que cada um escreva em uma folha de papel um gesto que gostaria de fazer com seu amigo. Deixar livre, não dar sugestão.
3) Pedir que troquem os papeis com o vizinho e quem receber o papel vai ler e fazer o gesto com quem te entregou o papel. Ou seja, você vai receber o que desejou para o outro.
4) Explicar que Deus quer que todos desejem o bem para todos, assim como desejamos para nós. "Amar aos outros como a si mesmo".
5) Cantar a música "Colaboração" tia Vilma.

 Atividades 12 - 14 anos:
- Colocar as perguntas no quadro para debate:
A prece é importante? Porque?
Se Deus sabe tudo, porque precisamos pedir?
Temos local ou forma para fazer a prece? Qual é?
Qual a melhor forma de se fazer uma prece?


- Leitura do LE, perguntas: 649 a 656
- Leitura do livro Intercâmbio, de Luiz Sergio, cap. Serviços Especializados.



- Destacar a forma em que o plano espiritual atua sobre nossos pedidos. Nenhuma prece será em vão.

- Prece: Colocar as seguintes perguntas no quadro para debate:  A prece é importante? Porque? Se Deus sabe tudo, porque precisamos pedir?  Temos local ou forma para se fazer a prece? Qual seria? Qual a melhor forma de se fazer uma prece?
Leitura do LE perguntas: 649, 650, 651, 652, 653, 654, 655, 656
Leitura do livro Intercâmbio - Luiz Sergio, capítulo Serviços Especializados.
Destacar a forma em que o Plano Espiritual atua em nossos pedidos. Nenhuma prece será em vão.

- Politeísmo: Escrever o que eu desejaria caso fosse um homem na pré-história. A seguir, incluir aspectos positivos que precisam ser desenvolvidas e negativos que precisam ser combatidos.






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